terça-feira, 11 de outubro de 2011

O hostel de Bruxelas, meu primeiro na Europa, parecia um hotel. Tudo arrumadinho, tudo organizado, tudo novinho, muito bom.

Como ia ficar uma noite so na cidade, mesmo sem ter dormido fui direto para o ja tradicional onibus de turismo. A cidade e simpatica, pequena e acolhedora, foi legal. No meu quarto, no hostel, tinham dois brasileiros. Um nem cheguiei a ver acordado, mas o outro, Cristiano, muito gente fina, estuda agronomia na USP e esta fazendo um estagio de seis meses numa fazenda produtora de leite organico no interior da Holanda. Baita oportunidade, eu disse para ele.

Todo mundo do hostel saiu a noite, mas eu, sem a menor condicao, fiquei dormindo. No outro dia, acordei cedo e fui conhecer a Mini Europa, que a Paula me recomendou. E interessante, mas, sinceramente, o Mini Mundo de Gramado nao fica devendo nada, por um terço do preço. La, conheci uma figuraça, Rael, que estava quatro meses estudando ingles na Irlanda, mas nao fala nada de ingles. Dei muita risada com ela, que foi me levar ate a porta do trem para Amsterdam. Antes disso, passamos rapido pelo mudeu dos instrumentos de B ruxelas, que a maior coleçao de instrumentos musicais num mesmo local no mundo..... Pena que nao tive mais tempo pra ver mais. Bruxelas, afinal de contas, é uma cidade simpatica, mas dois dias sao suficientes. Pensando agora, talvez eu pudesse ter feito um outro roteiro, saindo de Paris para Londres, para depois ir a Amsterdam, e ai conhecer uma outra cidade antes de chegar em Roma (Viena, provavelmente), ao inves de passar por Bruxelas. Mas tudo bem, valeu a pena, sem grandes emoçoes na pitoresca capital belga.

Continua!

domingo, 9 de outubro de 2011

Finalmente um hostel com acesso a internet liberado!!!

Acho que esse teclado italiano nao tem acentos (acho que essa e tambem a parte mais dificil do idioma, tem que adivinhar a pronuncia das palavras.....), entao vamos assim mesmo!!
A ultima semana de Paris foi beeem corrida..... Deixei muita coisa pra ver no final, entao cada dia estava chegando em casa acabado. Lembro que, em um dia desta semana, eu estava com bolhas em todos os dedos dos dois pes.

Foi tambem uma semana diferente, porque alguns dos protagonistas da viagem sairam do curso. Mas foi legal porque tive chance de me aproximar mais de outras pessoas. Resumindo, tive quatro festas de despedida, incluindo uma degustacao de vinhos com a Collete (dona da casa), que foi muito legal como teste final do frances em um evento social so com franceses. Sinceramente, achei bom o desempenho! Consegui me expressar e entender quase tudo.... Quando cheguei em Paris, nao imaginava que tres semanas de curso fariam tanta diferenca. Vale muito a pena!!!

Alem da degustacao, fui numa charcuterie (casa especializada em pates e outros produtos suinos) com a Francoise, no dia de deixar a mala, foi muito bom tambem. Depois, fui direto para a a ultima das festas de despedida, e tambem a mais animada, da qual fui direto para a estacao pegar meu trem para Bruxelas.

Balanco final de Paris, depois de tres semanas: muitos amigos, algumas pessoas especiais, muitos bons momentos, uma cidade magica, enfim, tres semanas inesqueciveis.

Mas voltando para o trem: como ja era de se esperar, cheguei em Bruxelas dormindo em pe, mas, guerreiro, ainda andei uma hora com a mochila de 18kgs nas costas da estacao de trem ate o hostel. Totalmente despreparado, cheguei sem ter a menor ideia do caminho a seguir, porque esqueci toda a papelada das reservas em Paris!!!

Ok, continua no proximo!

domingo, 25 de setembro de 2011

Fotos





























Resumo do fim de semana!

Bom, é isso aí!

Sexta a noite, fomos para uns barzinhos, para a despedida do Davide. Sair aqui é muito caro!!! Cada chopp é 6, 7 euros, mais ou menos 15 reais, assim não dá, rsrsrs...... Depois eu volto para o capítulo das despedidas.

Bom, sábado de manhã não acordei táo cedo como gostaria e parti para Versailles. É perto, não dá nem uma hora de trem urbano. Como todo mundo da turma já tinha ido / preguiça de acordar cedo no sábado, fui sozinho. No trem, conheci a Iza, simpática jornalista de Fortaleza, especializada em gastronomia.

Estava muito, muito cheio!!! primeira vez que eu peguei fila para alguma coisa (exceto a torre, que, aliás, ainda não subi por causa das filas, se der certo amanhã eu vou!!). Filona mesmo, uma hora.

Mas valeu a pena. O castelo já impressiona, mas o imperdível são os jardins. Não dá nem pra descrever. Por isso é que tem que ser passeio pra um dia inteiro mesmo, e haja disposição. Devo ter anda, no barato no barato, uns 10 km, pra lá e pra cá. É muito, muito grande, e é todo diferente. Olha que eu nunca me imaginei passando um dia olhando jardim, mas esse é diferente. Depois eu entendi porque é é bem mais caro do que os outros programas em Paris (esse foi 25, a média dos outros é 10), até reclamei na bilheteria (já estou conseguindo até brigar em francês, hehehehe). A quantidade de gente pra manter um espaço deste tamanho deve ser absurda mesmo.

Bom, a noite, Ricardo e eu fomos num clube de jazz. Muito bom!!! No Cartier Latin, O lugar é um porão, mas a banda era muito show, e a galera animadíssima.

Bom, e hoje, acordei cedo (cedo mesmo!) e, como tinha decidido que queria conhecer alguma coisa do interior da França, parti para a Normandia, por alguns motivos: 1.) é perto, 2 horas de trem até a cidade mais longe; 2.) é histórica, tanto na briga entre França e Inglaterra, quanto pela 2.a Guerra, quanto por Joana D'Arc; 3.) tem praia!

A primeira parada foi Giverny, para ver a casa de Monet. Legal, bem simples, mas o jardim com as vitórias-regias é demais, vale a visita toda. É deste lugar a paisagem para os quadros gigantes dele, que eu vi no Musée de L'Orangerie, semana passada..... O dia estava complemente aberto, então o reflexo das árvores no lago formou umas paisagens incríveis. Aliás, fui descobrindo ao longo do dia que um dia aberto assim na Normandia é raridade!! Parece que por lá chove e chove mesmo.....

Fora da casa de Monet, mas ainda em Giverny (a cidade é minúscula!!), estava acontecendo, neste fim de semana, uma espécie de bazar. Todo mundo da cidade coloca suas coisas usadas para vender para ajudar as criancinhas de uma determinada organização. Eu também contribui, comprando um livro de história (já estava querendo há um tempo) por 3 euros, e uma jaqueta por 17.

Diferente de Paris, a normandia sofreu muito na segunda guerra. Algumas cidades foram muito, muito detonadas, e, posteriormente, reconstruídas. Não é o caso de Giverny, mas aqui se passou um fato interessante. Um avião da Royal Air Force, em 1944, abatido por um avião da Luftwaffe, caiu ao sul da cidade, com 7 britânicos a bordo. todos estão enterrados no pequeno cemitério da cidade, e um monumento, com uma hélice do avião, foi erguido no local......

Bom, saindo de Giverny, na estação de trem de Vernon, seguindo ao norte rumo ao próximo destino, um contratempo: com a minha mania besta de andar vendo mapas, lendo qualquer coisa, dei uma fenomenal cabeçada num poste, no meio da estação!!! Ridiculo, né?? Se não fosse ficar óbvio nas fotos, eu não nem contar, rsrsrs... Vi estrelas, planetas, galáxias.......... As fotos depois desse momento mostram o tamanho do galo........ Ainda por cima era daqueles postes em formato de H!!! Agora não está mais doendo, mas está horível, amanhã passo na farmácia pra ver om gelol francês aqui.

Bom, mas voltando pra viagem, a próxima parada foi Rouen. Capital da Normandia, cidade histórica. A catedral, estilo gótico, tem a maior torre da França, com 150 metros, em estilo gótico, é IMPRESSIONANTE. Pau-a-pau com Notre-Dame. Ainda por cima, aqui está enterrado o coração de Ricardo Coração de Leão, rei da Inglaterra, quando a Normandia ainda era inglesa. Ainda por cima, a praça da cidade foi o local onde, exatos 580 anos atrás, Joana D'Arc ardia em chamas, aos 19 anos. No local, uma Igreja (ela é santa) e um monumento. No mais, a cidade é bem simpática, tamanho medio, dá pra fazer tudo a pé, e muito, muito mais barata que Paris!! A baguete que eu almoçei, por 3 euros, é muito maior do que as de 5 de Paris..... E gostosa também, prensada na chapa, só não ficou tão gostosa porque tive que guardar ela na mochila para entrar na Igreja.

Bom, de volta pra estação, toca para a última oarada do dia, Le Havre! Não era a praia que eu queria ter ido, mas é pra onde o trem vai, então vamos também. A cidade é maior, tem um lado portuário meio feioso, como todo porto, o centro é meio sem graça, mas tem uma parte de parias bem legal!!! Não fosse pelo piso (é, não é areia não, são um pedregulhos gigantes!!), arriscaria dizer que a praia é melhor que a de Barcelona.

Dia todo aberto, por-do-sol fantástico, clima de praia, sorvete, só não tinha água de coco, hehehehehe.... Mas valeu muito a pena ter esticado até aqui, deu pra dar uma bela caminhada na areia, ver como os franceses curtem a praia.

E vamos para a última semana de Paris.... Abs!!!

Resumo da Semana!!

Bonsoir!

Pois é, mais uma semana já se foi......

Já tive que fazer três downloads do cartão de memória da máquina, e estou tendo que colocar a bateria para carregar praticamente todos os dias.....

Pra lembrar das coisas que eu fiz desde segunda passa mesmo, confesso que tive que recorrer às fotos!

Resumão geral das atividades:

-> Jardim de Luxemburgo / Palácio de Luxemburgo: mesmo sendo do lado da escola, e considerado o mais bonito da cidade, ainda não tinha ido... imagino que o outono não seja a melhor época do ano para ver jardins, mas a organização, limpeza e tudo mais impressionam.... o legal é que o jardim tem várias cadeiras, aí as pessoas (todo mundo, não só os velhinhos!!) se sentam, ficam tomando sol, conversando, lendo, brincando com os filhos, olhando as plantas.... experiência antropológica muito interessante, ver como os parisienses (ao menos uma parte) quebram a sua corrida rotina para desfrutar de um jardim.

-> L'église de Madaleine: Construida para ser uma edificação militar, é outra que é do lado de caso e eu ainda não tinha ido.....

-> Louvre: acho que não vai dar para ir outra vez, mas é uma pena.... fiquei 5 horas dentro do museu e acho que não cheguei a ver 20%. Deu pra ver, em detalhes, a parte de pinturas italianas (várias delas a Lu vai reconhecer que nem eu, são quebras-cabeças que a gente montava, rsrsrsrsrs), a galeria das esculturas e a seção do Oriente Médio (Código de Hammurabi, etc). Acho que o certo, pra ver o suficiente, é reservar pelo menos umas três tardes completas. Mas como Paris tem, sem exagero, pelo menos umas 30 atrações imperdíveis, pra fazer isso precisa ficar mais de um mês, então é difícil mesmo....

-> D'Orsay: Eu, que nunca me interessei por impressionismo, pós-impressionismo, etc etc, que sempre que via aquele quadro do quarto de Van Gogh me lembrava da abertura dos Simpsons, já fiquei impressionado....... Imagina só quem gosta!!! E, além de tudo, essa foi uma verdadeira aula para mim, porque fui com a Laura, e, na Itália, todo mundo no colégio tem uma matéria chamada História da Arte.... Então mesmo que depois você vá estudar Medicina ou Engenharia, no colégio vai estudar Da Vinci, Renoir, Picasso, Van Gogh, Dalí........ e isso faz toda a diferença!! enfim, baita acervo, baita aula, pena que não dá pra tirar foto lá dentro....

-> Pantheon: talvez o que mais me impressionou até agora. Não só pelo prédio, que é fora de série, aliás como dezenas de outros aqui, mas pelo sentido. Hoje, o Pantheon é um templo que abriga os túmulos dos grandes homens da nação.... É um reconhecimento da pátria aos seus grandes homens (é a mensagem na fachada). Aqui, estão Victor Hugo, Voltaire, Russeau, Marie Curie, Alexandre Dumas, Braille, Lagrange. E dezenas de outros, numa cripta ampla e bem iluminada. Sem comentários.

-> Passeio de barco pelo Sena: sexta de manhã, fomos passear de barco pelo Sena, e entrando no simpático canal Saint Martin. interessante a nova perspectiva da cidade, e também a engenharia do canal, são 9 eclusas, e passa por baixo da praça da Bastilha!

Bom, como pra minha tristeza, só falta uma semana aqui...... Já comecei a preparar minha lsita de pendências: Saint Chapelle, Invalides, a torre (já fui duas vezes passear lá, mas ainda não subi).... e por ai vai!!! Acho que pra conhecer aqui bem mesmo, precisa de pelo menos um mês!!!

Bom, é isso, eu paro esse post por aqui, sem fotos mesmo, e vou fazer outro do (movimentado!!) fim de semana.... Abs!!!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Viagem da Viagem!

Pois é!


E lá se vão quatro dias desde o último post...... Engraçado, deve ser porque eu estou de férias, mas a impressão que eu tenho é que o tempo aqui está passado 3x mais rápido do que no dia-a-dia normal!!! Parece que já faz um mês que estou aqui..... Acho que essa sensação vem por que eu estou vendo muitas coisas, e muitas coisas novas num espaço de tempo muito curto. Deve ser bom!!!


Então, vamos lá:


Qunita-feira passada: O dia foi cheio!! Depois da aula, Davide (um dos amigos italianos da turma) e eu fomos comprar ingresso para um jogo do Paris Saint-Germain, time local. Muito interessante a experiência de fazr uma coisa na Europa que faço de vez em quando no Brasil. Sinceramente, achei que ia ser mais diferente. Não muda quase nada, tem fila, tem até empurra-empurra, só deve ter menos batedor de carteira nessa hora. O estádio é confortável, e o acesso de metrô é bem fácil, cheguei em cerca de 40 minutos. Aliás, a locomoção em Paris é muito, muito fácil. O jogo foi bem legal, 3x1 pro PSG. Depois, fomos a uma festa brasileira num barzinho. Estava vazia, mas foi divertida, bastante gente da turma. Legal conhecer a noite parisiense!! Pena que a máquina ficou sme bateria e não a levei. Acho que foi a primeira vez em toda a viagem que saí de casa sem a máquina. Aqui tenho tido uma sensação, provavelmente falsa, de extrema segurança, tanto que sempre saio com a máquina pendurada no pescoço. E, outra, neste dia da festa mesmo, voltando pra casa, o metrô tinha acabado de fechar. Em vez de pegar um taxi (ainda não peguei na Europa), voltei pra casa de bicicleta!! A cidade é muito, muito iluminada, isso também ajuda muito............


Na sexta-feira, dia da viagem para Barcelona, duas surpresas: a primeira é que perdi o vôo...... Cheguei uns minutos atrasados no aeroporto, e, aqui não tem jeitinho brasileiro (talvez tenha até o jeitiho francês, mas esse eu ainda não sei qual é), tive que esperar um tempão até o próximo vôo!!! Ainda bem que deu pra descansar um pouco no aeroporto, cheguei 2hs da manhã no hostel de Barcelona..... Mas antes do hostel, no avião aconteceu um fato inusitado: do meu lado no avião, e do outro lado do corredor também, 5 amigas francesas, +- 40 anos, estavam indo passar o fim de semana lá em Barcelona, comemorando o aniversário de uma delas..... Já meio calibradas, ficaram no meu pé a viagem toda!! Engraçado que ainda dizem que os franceses são fechados, rsrsrsrs....


Bom, voltando ao hostel, eis que ao chegar me deparo com a segunda surpresa: marquei errado os dias do hostel!! Como se fosse chegar no sábado e voltar na segunda....... Resultado, hostel cheio, sem vagas disponíveis, quando o simpático Daves da recepção me oferece um sofá, por 10 euros! Oferta de ocasião, 2hs da manhã, irrecusável! Aliás, dormi muito bem, depois dessa maratona toda aí de quinta e sexta......


Sábado, toca para o ônibus de turismo, vamos conhecer Barcelona!! Confesso que, nos primeiros momentos, com Paris na cabeça, achei a cidade meio feiosa. Mas com o passar do dia, conversando com as pessoas, conhecendo gente, deu pra sentir que a cidade tem uma vibração completamente diferente, completamente particular, calor de 32ºC (primeira vez que usei bermuda e chinelo na viagem!!), praia, gente que veio curtir, outro mundo, nada a ver com Paris!


No busão, conheci uma simpática texana chamada Jennifer, que estuda história da arte e foi minha guia durante boa parte do dia. Jeniffer estava fazendo o caminho de Santiago, mas, depois de três semanas, decidiu que não queria mais andar, que queria ir à praia, pegou um trem e chegou em Barcelona. Pois bem, em dado momento, fui retirar os ingressos para o jogo do Barça, que tinha comprado pela internet. Ela, que ainda estava comigo, se animou e também pagou os 46 euros, e ficamos de nos encontrar no estádio. Mas ela não apareceu e não sei como continua a história dela! Bom, a experiência de ir ao Camp Nou ver o Barcelona jogar, essa sim é inesquecível. Ainda mais com 8x0 no placar.


Depois do jogo, voltei pro hostel, onde, ainda não falei, quase todos os hospedes eram da Croácia e da Eslovênia. Neste fim de semana, estava havendo em Barcelona uma converção da Herbalife, e tinha gente com camisa, broche, botom, boné, calça, casaco da Herbalife em todo o canto. Galera super animada, até me chamaram pra passar um fim de semana em Lubjiana (capital da Eslovênia), disseram que lá é maravilhoso, deu até vontade de ir mesmo, mas vai ter que ficar pra próxima. Chamei todos para irem ao Rio ou Salvador também, é capaz deles aparecerem, rsrsrsrs.......


À noite, fomos dar uma volta pela cidade, a animação é impressionante, madrugada a dentro e ninguém vai embora, rua cheia o tempo todo, alto nível a noite Catalã!!!


No domingo, toca pra conhecer o resto da cidade, a praia (alias, detalhe da foto da praia é o tiozão peladão no canto - não entendi nada, rsrsrsrsrs), que é feia, mas a água é quentinha, a Catedral da Sagrada Família (essa é do outro mundo!!!) a casa de Gaudí, Parc Guell. Fui com a Estela, catarinense que era minha vizinha de beliche no hostel, tem uma empresa de consultoria em nutrição e tirou duas semanas de férias pra conhecer umas 5 cidades na Europa.


Não quererendo perder de novo o avião, fui mais cedo pro aeroporto e cheguei tranquilo aqui. Ah, detalhes é que encontrei minhas cinco amigas da ida na volta também!! Mas aí elas já tinham gasto toda a energia em Barcelona e estavam tranquilinhas, rsrsrsrsrs.....


Hoje, segunda, a turma mudou bastante. Saíram uns cinco, entraram outros cinco, e vai neste ritmo. Depois da aula, fui almoçar com o Davide e o Ricardo (outro italiano que entrou hoje, estudante de economia, assim como Davide) fomos almoçar e, por falta de lugar, sentamos com na mesa com uma senhora. Foi quando, no meio da nossa conversa, não mais que de repente, ela entrou no meio para corrigir a nossa pronuncia, parecendo muito incomodada! Foi engraçado porque ninguém imaginou que ela estivesse prestando atenção... Na cabeça dela, deve ter sido uma coisa do tipo: "Agora já chega, não aguento mais esses moleques falando errado!!!", hahahaha.....


Depois do almoço, Laura (a outra italiana da turma) e eu fomos:


1.) Museu de L'Orangerie: pequeno, mas muito interessante, arte impressionista, Renoir, Monet, alguns Picassos..... legal para conhecer!


2.) Alto do Arco do Triunfo: linda vista de toda Paris....


3.) Comédia Francesa: um dos teatros clássicos aqui do centro de Paris, assistir à estréia de uma montagem da peça L'Avare, de Molière, que estreou pela primeira vez em 1668!!! Clássico total do teatro francês, que a Colette, que originalmente ia comigo mas gentilmente passou seu ingresso para Laura, já viu 19 vezes! Não deu pra entender tudo, longe disso, parece que até para os franceses é complicado, porque é um texto muito denso. Peça de 2h45, 5 atos, cansativo, mas é isso aí mesmo!!


Pois é, foi assim que aconteceu!


Abs!








































quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Viagem - 2

Pois é!!


E já se foram três dias de curso, e mais três de Paris..... Bom, a mala chegou! Chegou ontem, eles foram entregar lá na escola, porque aqui em casa não fica ninguém durante o dia, e eu é que não ia perder dia de férias esperando mala em casa..... Apesar de toda suja e com alguns zíperes quebrados, tudo dentro estava em ordem, então bola pra frente.


O curso é bem legal, a turma são 15, sendo: 3 italianos (sendo uma italiana); uma espanhola; uma austríaca; uma americana; uma canadense; uma mexicana; uma guatemalteca; uma japonesa.... e 5 brasileiros!!! O pessoal é bem legal, alguns moram aqui e estão fazendo o curso para aprimorar a língua, outros vão ficar mais tempo, outros estão de férias que nem eu.


De tarde, peguei um pacote numa rede de ônibus de Turismo, que tem rotas por toda a cidade e você pode entrar e sair do ônibus quantas vezes aguentar. Bem legal para ter uma visão inicial da cidade, e depois explorar mais a fundo o que gostou mais!!


Tenho ido de bicicleta para a aula. Aqui existe um sistema fantástico de locação de bicicletas, da prefeitura. Funciona assim: Depois de se inscrever e pagar uma taxa de 8 euros por semana (existem outras opções), você pode pegar uma bike em qualquer uma das milhares de estações espalhadas por toda a cidade, e devolve em qualquer outra estação. A distância máxima entre duas estações é de 300 metros. Se devolver antes de meia hora, não paga nada (além dos 8 euros). Eu achei muito melhor que o metrô, que, como todo metrô, é cheio de gente emburrada, pensando nos desaforos que gostaria de dizer ao chefe. De bike, dá pra ir curtindo todo o visual que Paris proporciona. Aliás, acho que as melhores fotos que eu tirei foram nessas idas e vindas de bike (não só pro curso, tenho usado pra ir pra todos os lugares).


Acabei de voltar da casa da Françoise, mãe da Julie (minha professora). Ela preparou um delicioso jantar, com vários tipos de queijos de várias regiões diferentes, acompanhado de um belo vinho tinto. Muito bom!! Estava com saudades de comer comida, comida, rsrsrsrs.......


É isso ai, amanhã deve ter alguma coisa pra fazer a noite e, sexta-feira Barcelona! Acabei de comprar ingresso pra ver Barcelona x Osasuna, vamos ver como é ir ao estádio aqui na Europa.


Abs!!!


Aahh, e já ia me esquecendo: Comprei um chip daqui! O número é 06.26.06.51.10....